Recursos Humanos: Como funciona uma retenção de profissionais efetiva

A área de Recursos Humanos é sem dúvidas, um dos pilares dentro de qualquer empresa, é praticamente impossível pensar em ter sucesso dentro de qualquer empreendimento sem um RH que seja bem estruturado. Essa importância se dá justamente devido às suas diferentes ações e contribuições dentro da empresa, e entre elas, temos justamente a retenção de profissionais. 

Essa área tem como função, cuidar dos colaboradores e fazer com que eles queiram permanecer representados naquele negócio, afinal, não existe nada mais “pavoroso” para qualquer profissional de RH, do que ver o índice de turnover crescendo cada vez mais. 

Porém, por mais que seja algo de suma importância, nem sempre a retenção é uma tarefa simples. O processo de retenção de forma efetiva tende a ser complicado mas extremamente recompensador, assim como compensa realizar a instalação de spda.

No texto de hoje, nós vamos te mostrar como funciona uma retenção de profissionais efetiva e como fazer para ter cada vez mais êxito dentro deste segmento, bora conferir? Então vamos lá!

O que significa a retenção de profissionais?

Para entender como funciona a retenção de profissionais, é preciso saber o que ela significa, em termos gerais, toda empresa possui uma gama de colaboradores que vão muito além de uma simples mão de obra, eles representam a instituição e ajudam a alcançar o sucesso daquele negócio, influenciando diretamente  nos resultados finais.

Desta forma, a retenção de profissionais nada mais é do que um conjunto de ações montadas através do RH, para manter os funcionários sempre motivados, com um ambiente agradável, uma boa perspectiva de futuro e deixar as pessoas mais confortáveis dentro do seu cargo, visando sempre a continuidade do trabalho. 

Executando essas atividades, os profissionais de uma empresa terão um clima favorável para se manterem executando suas tarefas e representando da melhor forma possível aquela corporação, o que consequentemente, aumenta a produtividade, diminui o turnover, e faz com que os processos de forma geral, funcionem de maneira muito mais eficiente. 

Qual a importância da retenção de profissionais?

A retenção de profissionais é algo crucial em qualquer empresa, manter os seus colaboradores dentro de um negócio e diminuir a taxa de turnover já pode ser considerado algo positivo, mas mais do que isso, ela também auxilia diretamente no clima organizacional, fazendo com que a sua corporação de usinagem de precisão tenha rendimentos muito melhores. 

Uma empresa que tem uma boa taxa de retenção, tende a economizar dinheiro, já que o custo de demissão e troca de funcionários sempre é elevado e bastante contestado, o negócio também acaba tendo uma moral elevada dentro do mercado, afinal, quem não quer trabalhar em uma empresa que valoriza seus colaboradores?

Por fim, o clima de maneira geral é muito positivo, um funcionário é responsável direto pelo sucesso de uma empresa, e os colaboradores estando satisfeitos, todos os processos tendem a ser mais produtivos, com tomadas de decisões mais fluidas e a confiança em alta. Agora que você já sabe o que significa e qual a sua importância, abaixo separamos alguns fatores que ajudam a entender melhor como é aplicado e funciona uma retenção de profissionais efetiva pelo RH, confira!

Melhoria na comunicação interna

Uma retenção efetiva precisa de uma boa comunicação interna, os colaboradores precisam conversar entre si e ter um contato mais direto com a diretoria e os diferentes níveis hierárquicos dentro da empresa, trabalhar essa comunicação, ajuda a unificar os setores e faz com que todos tenham consciência de tudo que acontece dentro da empresa, sem informações falsas ou ruídos na comunicação. 

Criação de cultura do feedback

Outro ponto importante relacionado a comunicação é justamente o estabelecimento da cultura do feedback, é sempre importante manter as portas abertas e receber as opiniões de cada colaborador, seja em relação ao armário de aço 2 portas que eles utilizam ou sobre a função que estão executando.

Dê espaço de fala a todos os funcionários, permita que eles tenham voz ativa na empresa e escute o que eles têm a dizer, levar em consideração a opinião dos profissionais é sem dúvidas, uma das formas mais eficientes de retê-los. 

Valorização do colaborador

Todo colaborador quer ser valorizado após executar um grande trabalho, então cá entre nós, que tal começar a aplicar isso na prática? Faça elogios, parabenize por uma grande execução de trabalho, comece a criar bonificações como um jantar pago, alguns dias de folga ou até mesmo uma promoção, reconheça cada profissional, e valorize seus esforços e o trabalho bem feito. 

Plano de carreira e oportunidade de crescimento

Sua empresa disponibiliza um futuro para seus colaboradores? Muitas pessoas acabam saindo de um negócio por não terem perspectiva sobre o que vai acontecer no dia de amanhã, e esse é um detalhe crucial para medir um bom desempenho na retenção.

Monte um plano de carreira personalizado e individualizado para cada um de seus colaboradores, converse com eles de forma isolada e mostre que eles têm espaço na sua empresa, dê oportunidade de crescimento e sempre acompanhe cada caso de perto, contando com cada pessoa com um lugar especial na sua empresa. 

Alta flexibilidade

Que tal ser um pouco mais flexível? Não precisa ser rígido como uma cantoneira de alumínio o tempo todo, você pode sempre mostrar um lado diferente para seus colaboradores, trabalhem com home office, horários mais dinâmicos e até mesmo possíveis folgas eventuais.

Investimento em um bom ambiente de trabalho

Por fim, o ambiente também influencia na retenção, quanto melhor for o clima organizacional da empresa, maior a chance de ter sucesso, então procure sempre trabalhar essa parte, mantendo tudo muito bem organizado e otimizado para que cada trabalhador se sinta em casa.

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.