Aprenda a filtrar as competências corretas antes de realizar uma contratação

No mercado de trabalho competitivo de hoje, pode ser difícil tentar encontrar o maior número possível de candidatos para uma determinada vaga, seja ela do setor administrativo ou no chão de fábrica de uma empresa de corrimão de alumínio

No entanto, receber muitos candidatos nem sempre é uma coisa boa. Na maioria das vezes, essas inscrições são daqueles que, simplesmente, mandam currículos para os quais não estão qualificados. Sendo assim, aprenda como filtrar tudo isso e reter os principais talentos.

Escreva a descrição do trabalho da forma mais clara possível

Se deseja impedir que candidatos não qualificados se inscrevam, comece escrevendo descrições de trabalho claras e concisas. Esses anúncios curtos e vagos podem enganar a todos e fazê-los acreditar que são adequados para o cargo.

Seja claro sobre quais habilidades, experiências e educação precisa em seu futuro funcionário. Descreva as metas de longo prazo que você precisa que o contratado cumpra. Isso não apenas impedirá que pessoas que não tenham a formação adequada se candidatem, mas fará com que  os melhores se inscrevam.

Faça perguntas usando apps

Faça algumas perguntas para ajudá-lo a filtrar, com eficiência, os candidatos inadequados.  Existem determinados sites e aplicativos que contam com um recurso de bate-papo que facilita a comunicação entre empregadores e candidatos.

O setor de recursos humanos pode fazer perguntas simples de “sim” ou “não” ou outras como “você tem habilidades para operar uma talha elétrica 1000kg?” ou “você está familiarizado com este software?”.

Faça uma ligação antes de entrevistar os candidatos pessoalmente

As entrevistas pessoais são uma grande tarefa, tanto para a equipe de contratação quanto para o candidato, por isso é essencial que os colaboradores de recursos humanos façam uma triagem por telefone. 

Isso leva menos de meia hora e lhe dará uma visão das habilidades e experiência dessa pessoa. Percorra os pontos descritos e peça ao candidato que fale sobre sua carreira. Essa também é uma chance de aprender mais sobre a personalidade e a paixão do candidato pela função.

Conduza entrevistas inteligentes

Tão imprescindível quanto uma mesa inox industrial para o setor de restaurantes é a condução de entrevistas inteligentes na hora da contratação. Adote uma abordagem descontraída e tente verificar os pontos positivos e negativos de cada um.  

Faça perguntas eficazes para que possa entender as habilidades, o histórico e o processo de pensamento de um candidato. As questões comportamentais fornecem detalhamentos sobre o que eles fizeram no passado, isso terá grande relevância a curto e médio prazo.

Use exercícios de avaliação de candidatos

Tenha em mente que as entrevistas de emprego nem sempre respondem tudo que você gostaria de saber. Alguns candidatos podem se expressar melhor que outros e antes de ‘bater o martelo’, solicite que concluam um teste.

Isso revelará quem realmente tem as habilidades para o trabalho e o ajudará a tomar a decisão final sobre quem você deve contratar. Lembrando que não é possível pular etapas, caso contrário, poderá errar nessa aquisição tão importante.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.