O CRM é uma ferramenta fundamental para todos os tipos de negócios, de uma imobiliária a uma loja de departamento. Através dele, a empresa será capaz de construir uma base de cliente, mantendo um relacionamento duradouro e lucrativo principalmente aumentando as suas vendas.
Quer saber mais sobre o CRM? Continue lendo o conteúdo abaixo.
O que é CRM?
A crm tem por significado customer relationship management, traduzindo, gestão de relacionamento com o cliente.
Isso se refere às práticas, estratégias de negócios e ferramentas focadas no relacionamento com o cliente.
No mercado cada vez mais competitivo, é importante tratar muito bem os clientes, sendo essencial para o sucesso do negócio.
Se a empresa tratar de maneira fria, com falta de atenção e sem cuidados, os seus concorrentes com certeza irão encontrar a forma mais eficiente possível para atraí-los.
CRM é ter o planejamento, estratégia e execução focados principalmente no relacionamento com os clientes.
Principais objetivos do CRM
Ele tem como objetivo definir estratégias de negócio, com base nas atitudes do cliente com a empresa.
Através do crm software é possível ter acesso aos insights dos seus clientes na sua plataforma.
Os insights, são o que os clientes fazem, ou seja, é poder ter a compreensão das atitudes dos clientes dentro do seu site.
Por exemplo, através deles, será possível coletar informações do que os clientes fazem dentro do site, ou seja, em que parte eles ficam mais vi o que pesquisam entre outros.
São informações de muito valor, com base nelas, poderá ser feito um planejamento, da necessidade, fazendo com que o vendedor possa oferecer o produto certo na hora certa.
O CRM trará alguns pontos para o seu negócio, como:
- Coletar dados sobre os clientes;
- Entender a jornada de compra do cliente;
- Funil de vendas;
- Melhores relacionamentos;
- Vender mais.
A coleta do armazenamento de informações dos clientes, como telefone e e-mail é um dos objetivos principais do CRM, para que sempre possa manter contato com o cliente. Podendo incluir data da última compra, frequência e visitas.
Jornada de compras
Essa jornada, é o caminho que o cliente segue desde o primeiro contato com a empresa, até a decisão de fechar o negócio.
Fazendo a utilização dos melhores crm gratuitos, como análise de dados estruturada, todo o contato com o cliente pode ser localizado, sabendo como o cliente identifica um problema e o que ele precisa para resolver.
Com essas questões em mãos, será possível planejar melhor as estratégias, para trazer para o cliente que a sua empresa é a melhor solução dos seus problemas.
Priorizar os melhores relacionamentos
Importante manter um bom relacionamento com seus clientes, principalmente com aqueles que geram lucro, porque você está focando neles, otimizando o custo de tempo.
Mas, todos os clientes devem ser atendidos da melhor maneira possível, saiba dosar as prioridades e nunca deixe um consumidor de lado ou faça julgamentos sobre a suas condições.
Quando passa a conhecer melhor os seus clientes, os gostos dele são compreendidos, assim como suas necessidades, sucedendo uma melhor forma de resolver os seus problemas.
Esse também é um dos grandes objetivos dos sistemas de crm gratuitos.
Vendas
O CRM ajuda a aumentar as vendas, esse é um dos objetivos que mais irá fortalecer a empresa, sendo necessário que todos os objetivos citados acima estejam sendo atingidos juntamente com as vendas.
Se caso, com todos esses propósitos citados acima, sendo realizado e as vendas não aumentam, é porque eles não estão sendo implantados com eficácia.
Utilize o pipeline de vendas, um mapa que tem o propósito de organizar os negócios que estão em andamento das vendas, discorrendo sobre o aprendizado descoberto, reconhecimento do problema, consideração da solução e a decisão de compra.
Otimização de tempo
O CRM passará a automatizar as tarefas de rotina que consomem o tempo fazendo com que o colaborador possa economizar o seu tempo e invistam em outra situação.
Assim como os processos de marketing, é possível fazer a automação do desses procedimentos, assim como fazer a publicação de algum produto ou até mesmo enviar alguma mensagem para o cliente.
Após implantá-lo na organização trará muitos benefícios para fazer com que os colaboradores tomem decisões mais rápidas com base nos dados dos clientes fazendo com que o planejamento se torne mais preciso.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.