Em um mundo cada vez mais competitivo, é fundamental que as empresas, sejam elas do setor de construção civil ou de impressora industrial, construam equipes de alta performance, capazes de alcançar resultados excepcionais.
Mas como criar uma equipe assim? Se você é gestor e já fez essa pergunta algumas vezes em sua carreira, fique tranquilo que está no lugar certo. Vem com a gente para compreender melhor sobre o tema!
Defina objetivos claros e desafiadores
A primeira coisa que devemos ter em mente é que precisamos definir objetivos claros e, ao mesmo tempo, desafiadores. Tudo para que a equipe saiba para onde está indo. Eles devem ser debatidos em conjunto, de forma a criar um senso de propósito compartilhado.
Verifique algo simples, como a organização dos documentos dentro de um armário de aço 2 portas, até questões como data de entrega, modelos de negócio, ferramentas usadas e etc. Tudo isso fará a diferença.
Escolha pessoas que tenham habilidades complementares
Para ter uma equipe forte, é preciso escolher pessoas com habilidades complementares, até porque, cada uma deve trazer algo único para a mesa, o que tornará o grupo mais forte e eficiente.
De nada adiantará fazerem uma reunião onde muitos colaboradores deem as mesmas ideias e os demais permaneçam calados. Isso apenas o manterá estagnado e com efetividade baixa diante dos concorrentes.
Incentive a comunicação aberta e promova a colaboração
A comunicação aberta é fundamental para o sucesso de qualquer equipe. E, comparativamente, assim como um avental de chumbo protege o funcionário do setor de raio X das fortes ondas de radiação, o bom diálogo amplifica seu potencial de convencimento em relação a clientes, fornecedores e etc.
Já no caso dos membros com a equipe de chefia, eles devem se sentir à vontade para expressar suas opiniões e ideias, pois quando isso ocorre com respeito, a tendência é que este crescimento e confiança se fortaleçam.
Ao mesmo tempo, a colaboração é outra característica das equipes de alta performance. Os membros devem trabalhar juntos, trocar ideias e ajudar uns aos outros a alcançar os objetivos em comum.
Crie um ambiente de confiança
Os membros devem confiar uns nos outros, e a liderança deve confiar na equipe como um todo. Isso cria um ambiente onde todos se sentem à vontade para serem honestos e dialogarem sobre o que têm dificuldades, por exemplo. Desta forma, teremos soluções mais criativas e eficientes.
Se colocarmos lado a lado, duas empresas de compressor de ar industrial (aquele equipamento que transforma energia mecânica em energia pneumática), uma com ótima confiança e outra que peca nesse quesito. É óbvio que a primeira terá vantagem.
Reconheça o trabalho bem feito e dê feedback constante
O reconhecimento é importante para manter a motivação da equipe. A liderança deve reconhecer publicamente os membros que estão fazendo um bom trabalho, e incentivar os outros a seguirem o exemplo.
E não podemos ficar só nisso. O feedback é fundamental para que a equipe saiba o que está fazendo bem e onde pode melhorar. A liderança deve fazê-lo constantemente, tanto positivo quanto negativo, de forma a ajudar a equipe a crescer e evoluir.
Estimule o aprendizado constante
Por fim, para manter uma equipe de alta performance, é importante estimular o aprendizado constante. Os membros devem ser incentivados a buscar novos conhecimentos e habilidades, o que pode torná-los ainda mais valiosos para a equipe.
Em determinados momentos, o gestor da empresa poderá pensar em investir em workshop, cursos rápidos e palestras que somarão ao currículo do funcionário, assim como o ajudará no dia a dia.
Ou seja, construir uma equipe de alta performance é algo que não será feito da noite para o dia e nem ocorrerá por acaso. Como dissemos nos subtítulos acima, invista em definir objetivos claros, escolher as pessoas certas, incentivar a comunicação aberta, promover a colaboração, criar um ambiente de confiança e etc.
Agora é hora de tirar todas essas ideias do papel e colocá-las em prática para que você possa não só atingir os resultados desejados, mas também ultrapassados em um curto espaço de tempo.
Os valores gastos podem ser relativamente altos, mas o retorno é garantido, principalmente se tiver uma equipe unida, forte e que quer, de fato, ir além do esperado.
Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.