Todo mundo sabe que um software CRM é fundamental dentro de qualquer empresa, certo? Mas como ele pode ajudar especificamente na área de recursos humanos? Qual a relação do software e os benefícios que ele apresenta dentro do RH?
Bom, para quem não conhece, CRM é a sigla para Customer Relationship Management que em português, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente, ele nada mais é do que um software que gerencia todos os dados sobre os consumidores de uma empresa, melhorando assim, o relacionamento entre a sua marca e é claro, o usuário final.
Ele possui diversas informações importantes como o histórico de atendimento, controle de leads e até mesmo as suas preferências relacionadas aos produtos da empresa, como por exemplo, a escolha entre um armário de aço 2 portas ou um armário de madeira maciça.
Esse programa é muito utilizado justamente no setor comercial, por apresentar informações importantes vinculadas a comunicação da empresa, porém o grande questionamento é descobrir quais são os benefícios ao utilizar o CRM para uma equipe de recursos humanos, o que a empresa ganha com isso? Quais são as vantagens? No texto de hoje, iremos conferir tudo isso, bora? Então vamos lá!
Afinal, por que devo investir em um CRM para a equipe do RH?
O CRM é definitivamente um dos softwares mais completos do mercado, muitas pessoas têm a falsa impressão de que ele possui uma função única de agregar dentro do setor comercial, mas acredite, as coisas não funcionam bem assim.
Ele também é importante dentro do RH, principalmente para facilitar os processos de contratação, trazendo mais dados e gerando agilidade para todas as ações compostas dentro desse setor.
Quem trabalha com recursos humanos sabe o quanto pode ser complicado preencher uma vaga e como essa tarefa pode ser difícil, causando uma verdadeira dor de cabeça para qualquer profissional, abaixo, listamos os principais benefícios mostrando como esse software pode ser importante dentro do RH, confira!
Reduz o tempo de contratação
O primeiro ponto de destaque é relacionado ao tempo de contratação, a admissão de um novo colaborador pode demorar muito mais tempo do que o esperado, afinal, escolher alguém à altura do outro colaborador que desenvolvia uma ótima mesa rustica de madeira nem sempre é uma tarefa fácil.
Através do CRM, o profissional de RH tem em mãos, todos os dados e informações sobre os candidatos, além de conseguir visualizar melhor seu desempenho durante a entrevista e entender melhor sobre ele.
Isso faz com que seja mais rápido de encontrar o perfil ideal do novo funcionário, reduzindo assim, o tempo de contratação, que antes era considerado algo demorado e agora pode ser feito de maneira muito mais rápida.
Histórico detalhado sobre contratações antigas
Outro fator que ajuda bastante é saber sobre os padrões e os históricos de contratações antigas, muitas vezes você quer apenas preencher a lacuna com um profissional parecido com aquele que acabou de sair, ou até mesmo deseja alguém totalmente novo com outras características.
Talvez busque até mesmo repetir o mesmo sistema que foi realizado a um tempo atrás quando escolheu a melhor opção para manusear seu compressor de ar industrial, enfim, a consulta no histórico é uma ferramenta excelente presente dentro do CRM que pode ser muito bem aproveitada.
Então procure consultar suas antigas contratações, encontre padrões, realize mudanças, e faça aquilo que é mais efetivo no presente baseado no passado.
Abertura de um canal de relacionamentos com os candidatos
Durante um processo seletivo, pode ser um tanto quanto complicado se comunicar com todos os candidatos, selecionar um por um para trazer feedbacks e informações é uma tarefa desgastante que é auxiliada justamente pela implementação do CRM.
Com ele, você consegue abrir um canal único de relacionamento com os candidatos, podendo trazer notícias e informações sobre o processo seletivo de forma prática e muito mais eficaz.
Isso ajuda você a otimizar seu tempo, além de ter um diálogo muito mais assertivo de forma muito mais simples com todos que querem preencher aquela vaga.
Auxilia na tomada de decisão
O CRM é um software que conta com um enorme acervo de dados, certo? Dessa maneira, ele ajuda e muito na hora de tomar as decisões cruciais dentro do RH, como por exemplo, a própria contratação de um novo funcionário.
Sabemos que bater o martelo sobre quem será contratado não é uma escolha nada simples a ser feita, não é como realizar o descarte de lixo eletrônico, por exemplo, que é uma ação mais fácil, a tomada de decisão costuma gerar problemas e é uma escolha que impacta diretamente o futuro da empresa.
Então quanto mais informações coletadas e analisadas, melhor e mais assertiva será a decisão final, com um acervo massivo de dados, fica muito mais fácil e seguro bater o martelo e concretizar a sua tomada de decisão.
O que achou do texto de hoje? Já sabia que o CRM era tão benéfico assim para o RH? Então comente abaixo qual a sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.