A retenção de talentos é fundamental para que uma empresa, seja ela do setor têxtil ou de avental de chumbo, possa equilibrar o ‘confronto’ contra a concorrência. E por que atrelar isso ao employer branding?
Se ficou curioso e, além disso, deseja saber melhor sobre este termo tão falado atualmente, então chegou ao lugar certo. Abra o bloco de notas ou pegue papel e caneta e anote tudo o que achar pertinente. Vamos começar?
O que é employer branding?
O employer branding é uma estratégia de marketing que tem o objetivo de promover a imagem e reputação de uma empresa, buscando atrair e reter talentos a curto, médio e longo prazo.
A ideia é criar uma marca e torná-la forte e reconhecida no mercado por oferecer um ambiente atraente e de desenvolvimento profissional, cheia de benefícios e com qualidade de vida aos colaboradores. O objetivo é que a empresa se torne referência no mercado, fazendo com que seus colaboradores tenham orgulho de fazer parte do time.
Contudo, isso envolve uma série de ações que buscam ampliar a cultura organizacional, os valores e a missão da empresa, mostrando aos profissionais que ela é um lugar onde é possível se desenvolver, aprender e ter uma carreira promissora.
Isso inclui não só a parte física, como um bom armário de aço 2 portas para separar toda a documentação, mas também as ações de comunicação, como campanhas publicitárias, conteúdos nas redes sociais, eventos, programas de treinamento e desenvolvimento, entre outras iniciativas.
Um dos principais pontos para que o employer branding esteja na pauta é a redução da rotatividade de funcionários, já que profissionais que se identificam com a cultura e valores tendem a permanecer por mais tempo.
Some isso ao fato de ajudar a atrair colaboradores mais qualificados e engajados, que estejam alinhados com os objetivos da empresa e dispostos a contribuir para o seu crescimento.
Outro ponto importante do employer branding é que, com isso, a marca se destacará no mercado, tornando-se uma referência no setor.
Como ele ajuda a retenção de talentos?
Já falamos um pouco a respeito, mas vamos nos aprofundar no tema. Portanto, imagine que seja dono de uma empresa de tubo flexível e deseje reter os melhores talentos.
Ao construir uma imagem positiva com o employer branding, ela se torna mais atraente para aqueles que estão em busca de um ambiente interessante, que preze por valorização e desenvolvimento.
Sem contar que, no dia a dia, teremos uma diminuição do turnover, bem como do custo de recrutamento, já que os funcionários tendem a permanecer mais tempo na empresa. Isso é tão imprescindível de ser compreendido quanto a aquisição de um compressor de ar industrial para o setor de mecânica automotiva.
Contudo, lembre-se sempre que a empresa precisa se esforçar para oferecer um ambiente positivo e que esteja alinhado à missão, visão e valores e propósito da organização. Siga políticas de reconhecimento e recompensas valorizadas pelos colaboradores e que contribuam para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Mas não para por aí. Tudo porque, além de reuniões constantes e diálogo horizontalizado, devemos criar programas de desenvolvimento de carreira, como mentoria, treinamentos e workshops (ou mesmo investir nisso pesquisando as melhores instituições de ensino).
Essas iniciativas demonstram que o gestor e todo o corpo de sócios se preocupa com o desenvolvimento de seus colaboradores e que oferece oportunidades para que eles cresçam e evoluam profissionalmente dentro da organização.
Por fim, confira se seus canais de comunicação interna estão sendo efetivos e que os funcionários têm se sentido informados e engajados com tudo aquilo que lhes é apresentado.
Dessa forma, é possível criar um ambiente de trabalho saudável e engajador, que valorize e reconheça seus colaboradores e que contribua para a retenção de talentos. Agora que compreendeu melhor todos esses padrões (que se modificam ao longo do tempo e dos setores), tome atitudes.
Lembrando que, assim como é mais caro conquistar novos clientes, também é estressante e custoso arcar com a saída de uma pessoa da equipe e moldar todo o processo de avaliação para essa substituição.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.