Canal de denúncias pode fortalecer o compliance da empresa

Pesquisas apontam os benefícios da ferramenta, utilizada pela maioria das empresas do país.

Nove em cada dez empresas instaladas no Brasil disponibilizam um canal de denúncias para os funcionários e o público externo, formado por clientes, fornecedores e outros parceiros. Para as companhias, o principal benefício da ferramenta é contribuir para o fortalecimento da cultura de integridade na organização.

Os dados são da pesquisa “Perfil do Hotline no Brasil”, publicada pela consultoria KPMG. De acordo com o estudo, o canal de denúncias tem se mostrado eficaz para o combate às irregularidades no ambiente empresarial, como fraude, corrupção, assédio moral e sexual, desobediência à legislação e outras práticas. 

Entre as empresas que disponibilizam a ferramenta, 74% recebem mais de 35 denúncias por ano. Os relatos referem-se, sobretudo, às situações de desvio de conduta (48%), assédio moral (22%) e descumprimento das políticas de compliance da empresa (4%).

O estudo identificou, ainda, que a maior parte das denúncias (58%) é feita on-line. Após o recebimento do relato, o setor de compliance das empresas gasta, em média, até 30 dias para a apuração das informações.

Os resultados do estudo da KPMG corroboram as informações sobre a relevância do canal de denúncias para a conformidade nas empresas extraídas da pesquisa “Integridade Corporativa no Brasil 2022”, feita pela Deloitte em parceria com o Pacto Global. 

Divulgado no final de 2022, o levantamento apontou que além de ser essencial para a prevenção e o combate às más condutas no ambiente corporativo, o canal de denúncias tem funcionado como espécie de termômetro para o aprimoramento do programa de compliance: 86% das empresas que participaram da pesquisa usam as informações recebidas através da ferramenta para realizar melhorias nas políticas de conformidade. 

O estudo da Deloitte em parceria com o Pacto Global revelou, ainda, que mais de 70% das empresas promovem melhorias no programa de compliance com o propósito de evitar danos à reputação e à imagem. 

Outras vantagens

Segundo informações do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), quando utilizado de forma eficiente, o canal de denúncias torna-se protagonista na promoção da ética corporativa. 

Na prática, a empresa observa vantagens como a consolidação de uma cultura organizacional responsável e transparente. O trabalho de prevenção e combate às irregularidades também assegura respaldo jurídico e evita prejuízos financeiros, decorrentes de multas, ações judiciais e danos à imagem e à reputação.

Para garantir a eficiência do canal de denúncias, o IBGC recomenda criar um sistema seguro para o denunciante, inclusive conferindo a opção do relato ser feito de forma anônima, ter uma equipe especializada e multidisciplinar para o acolhimento do relato, realizar investigação e aplicar sanções caso haja a confirmação da irregularidade.

Sobre os profissionais que atuam no canal de denúncias, o IBGC destaca a importância de manter uma equipe experiente, que possa transmitir a confiança necessária para que o denunciante faça o seu relato, e o profissionalismo exigido para conduzir a apuração.

Nova lei incentiva o uso do canal de denúncias

Responsável pela criação do Programa Emprega + Mulheres, a Lei nº 14.457/22 determina que as organizações adotem medidas de incentivo à contratação e à manutenção de trabalhadoras, o que inclui o combate ao assédio sexual e outras formas de violência.

Entre as providências estabelecidas para combater o problema estão a implantação de um canal de denúncias, a realização de campanhas internas que promovam a conscientização e a oferta de treinamentos que abordem o assunto e esclareçam dúvidas dos funcionários.

A nova lei inclui o combate ao assédio sexual e à violência no trabalho como medidas de segurança do trabalho e, portanto, as ações também devem ser incorporadas à rotina de atuação da CIPA, que passou a ser denominada como Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio.