Quais são os benefícios de fazer mapas mentais no seu negócio?

Organizar os projetos e ideias de forma visual é um dos grandes benefícios de fazer mapas mentais no seu negócio.

Para quem deseja engajar a sua equipe, aumentar a produtividade, fundamentar conceitos e técnicas junto a eles e manter os processos organizados, obtendo a melhor performance do time, essa simples, mas sofisticada ferramenta, pode ajudar!

De acordo com uma matéria da Revista Exame, vivemos em uma época com mais dados e informações do que nunca. Logo, fica difícil escolher o assunto que merece mais aprofundamento e ter ideias originais.

Para não ter esse tipo de frustração, contar com ferramentas representa uma boa estratégia.

Que ferramentas são essas? Continue a leitura para descobrir e confira os grandes benefícios de fazer mapas mentais no seu negócio!

O que é um mapa mental?

Um mapa mental pode ser entendido como um diagrama de gestão de informações compactas, ou seja, é uma ferramenta que simplifica aquilo que se pretende aprender ou criar.

A sua característica é trazer facilidade na hora de visualizar ideias e mostrar a ligação entre elas.

Pode ser usado por um profissional que deseja obter um conceito simples, mas também por aqueles que objetivam desenvolver projetos mais complexos.

Independentemente do teor do assunto, o objetivo do mapa mental é trazer clareza, simplicidade e expandir ideias.

Mapas mentais no seu negócio: uma boa ideia!

Os mapas mentais foram criados na década de 70 por Anthony Peter Buzan, também conhecido como Tony Buzan, um psicólogo e escritor inglês.

Naquela época, ele observou que mapas mentais baseados em palavras-chave funcionavam melhor para aprendizagem e “turbinavam o cérebro” quando comparados a anotações lineares.

A partir daí, o psicólogo foi delineando o mapa e todos os elementos que existem nele atualmente:

  • palavras-chave;
  • conceitos;
  • tópico central;
  • pensamentos ramificados;
  • cores;
  • desenhos.

Uma ferramenta que surgiu na área acadêmica, hoje também é usada no mundo empresarial, afinal, existem muitos benefícios de fazer mapas mentais no seu negócio e agora você vai conhecer 5!

Veja 5 benefícios de fazer mapas mentais no seu negócio

Agora que você já entendeu o que é mapa mental e como ele é usado, é hora de conhecer todas as vantagens que ele irá trazer para sua empresa.

  • Simplifica ideias e conceitos

Quantas vezes você leu um texto e, ao chegar no final, não entendeu nada? Muitas vezes para aprender, o ato de ler não é suficiente.

Ler um assunto é diferente de se aprofundar de fato nele, e em diversos momentos, no mundo empresarial, seja para uma apresentação ou para desenvolver um novo projeto, nós somos desafiados a esse aprofundamento.

É nesse momento que criar um mapa mental faz toda a diferença, pois ele permite não só entender temas complexos, mas também criar novos a partir da simplificação desse tema.

Você pode começar a experimentar os benefícios de fazer mapas mentais no seu negócio agora mesmo, usando uma ferramenta de mapa mental grátis.

Ela possui diversos recursos, inclusive, você não precisa iniciar o seu mapa mental do zero, pode usar um modelo de mapa mental pronto e customizá-lo de acordo com as necessidades do seu negócio.

  • Organiza processos

Nem sempre o que precisamos é simplesmente organizar ideias ou nos aprofundar em assuntos novos, em alguns casos, tudo o que precisamos em nosso setor, é organizar o trabalho, criar um fluxo lógico e compartilhar com todos os envolvidos.

Isso pode parecer um processo moroso, burocrático e difícil de entender, exceto se você usar uma das variações do mapa mental.

O fluxograma é um grande aliado para quem deseja não só organizar e hierarquizar ideias, mas também, processos.

Esse tipo de diagrama apresenta um aspecto visual mais organizado do que o mapa mental. Afinal ele não pretende apenas organizar ideias, mas também guiar as pessoas. Suas características são:

  • uso de símbolos diferentes para cada etapa do projeto;
  • código de cores;
  • rótulos;
  • setas e traços que indicam hierarquização e correlação.

Então se você deseja obter os benefícios de fazer mapas mentais no seu negócio, pode optar por usar uma ferramenta de fluxograma online. Use a Miro, uma ferramenta que simula um quadro branco online, para criar seu mapa mental e fluxograma, tudo em um único local.

  • Melhora a memória e criatividade

Já em sua criação, o mapa mental trouxe diversas vantagens no setor de aprendizagem. No mundo dos negócios, precisamos usar essas conveniências a nosso favor.

É certo que, com a ajuda do mapa mental, novos assuntos se tornam mais fáceis de serem absorvidos e memorizados devido ao seu formato descomplicado.

Alguns estudos, feitos no Departamento de Ciência Humanas do Reino Unido, apontaram que os mapas mentais aumentam de 10 a 15% a retenção de conteúdo.

Além disso, ter um local ou ferramenta onde você possa expressar suas ideias, automaticamente exercita um lado seu que talvez você não use muito: a criatividade.

  • Melhora engajamento e produtividade

Um dos grandes benefícios de fazer mapas mentais no seu negócio é usá-los para gerar engajamento e produtividade junto a sua equipe.

Que tal trazer o seu time para criar projetos e acrescentar novas soluções às demandas conduzindo sessões de brainstorming e tendo como apoio os mapas mentais?

É isso mesmo! A mesma ferramenta, capaz de ajudar um indivíduo a criar novas ideias, também pode fazer com que uma equipe colabore em tempo real para trazer novas soluções ao negócio.

O mais interessante do brainstorming é que os insights vão gerar ideias melhores ainda, já que serão somadas habilidades de diferentes pessoas.

Se sentir ouvido e contribuir com o crescimento da empresa faz toda a diferença no engajamento e produtividade do time.

  • É um formato flexível

Somente nesse artigo, você já viu diferentes formas de aproveitar os benefícios de fazer mapas mentais no seu negócio, não é verdade?

A ferramenta de mapa mental é, realmente, bem versátil e flexível e, desse modo, pode ser utilizada para diversos fins, como:

  • estudo;
  • brainstorming;
  • planejamento de projetos;
  • mapeamento de processos;
  • organização de processos;
  • desenvolvimento de estratégias, etc.

Independentemente da escolha de uso, a sua rotina e da sua equipe, não será mais a mesma. Tenha uma equipe mais engajada, colaborativa e com maior interação nos temas que dizem respeito a sua área e aproveite esses e outros benefícios de fazer mapas mentais no seu negócio.